SAAE - São Mateus

30 Dicas de como economizar Água

Dicas de como economizar água

A questão do consumo de água é uma preocupação recorrente das pessoas que estão atentas às limitações do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável. Nesse âmbito, existem orientações evidentes e curiosidades que auxiliam o consumo consciente desse bem vital, além de colaborar com a redução de despesas no final do mês. Os resultados dessas medida, caso bem aplicadas, evitam desperdícios, problemas de saúde pública e a contaminação da água que consumimos.

1 – Verifique a tubulação de sua casa e desligue o registro quando possível. Um vazamento de água de uma gosta por segundo alcança um desperdício de 30 litros de água por dia.

2 – Passe menos tempo debaixo do chuveiro e desligue a água durante o banho sempre que possível. Em média, pode-se economizar 150 litros de água em uma ducha ao invés de um banho prolongado. Se possível, mantenha um balde embaixo do chuveiro até que você regule a água na temperatura desejável. Reutilize-a para fazer serviços de limpeza.

3 – Crie mecanismos de absorção da água da chuva. Utilize-a para lavar a casa, regar as plantas e até mesmo para descargas.

4 – Evite usar a mangueira para limpar a sua casa. Opte pela vassoura ou por panos umedecidos. Uma mangueira ligada durante 15 minutos pode chegar a consumir 280 litros de água.

5 – Caso esteja construindo uma casa nova, ou queira investir em uma tecnologia mais sustentável, instale descargas de caixa acoplada no vaso sanitário ou o sistema chamado “dual flush” (com dois botões de acionamento, um para uma descarga mais longa, outro para uma mais curta). A Economia pode chegar a 50% da água que é consumida em descargas sanitárias.

6 – Reaproveite a água utilizada no segundo enxágue das máquinas de lavar roupa em serviços domésticos como a limpeza do quintal.

7 – Só utilize as máquinas de lavagem quando estiverem completamente cheias.

8 – Quando for escovar os dentes ou fazer a barba, evite deixar a torneira ligada quando não for necessário. Essa atitude pode economizar até 10 litros de água em cada atividade.

9 – Quando for lavar as louças manualmente, organize bem sua atividade. Não deixe a torneira ligada enquanto está passando o sabão em pratos, panelas e talheres.

10 – Caso esteja procurando plantas que consomem menos água, para colocar no seu jardim, opte pelo cactos e suculentas. Além de consumir menos água, não exigem produtos químicos para a manutenção de suas vidas.

11 – Quando for regar suas plantas, dê preferência pelo regador. Evite fazer a tarefa durante o sol forte para evitar a evaporação.

12 – Quando for lavar o carro, procure usar baldes e esponjas. Essa opção pode economizar até 300 litros de água. Também é importante evitar lavar muito seu veículo em época de estiagem.

13 – Caso tenha uma piscina, coloque a lona em cima dela para evitar a evaporação. Também é recomendado fazer a manutenção tratando a água, ao invés de trocá-la. A respeito do nível, é recomendado deixar uma margem de 10 cm, no nível de preenchimento de água, para evitar o transbordamento.

14 – Mantenha a caixa d’água tampada e evite transbordamentos.

15 – Depois de cozinhar, não derrame o óleo de fritura pelo ralo da pia. Um litro desse óleo tem a capacidade de contaminar 400 mil litros de água.

16 – Não jogue papel higiênico no vaso sanitário e não acione a descarga por qualquer motivo gratuito.

17 – Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

18 – Antes de lavar pratos e panelas, jogue os restos de alimento no lixo. Evite que pequenos restos de comida entrem na tubulação pela pia.

19 – Procure checar seu hidrômetro com uma certa frequência para observar seu consumo e constatar eventuais variações excessivas em seu consumo de água.

20 – Lave as frutas e verduras que for consumir em uma bacia com água ou na pia cheia até a metade ao invés de utilizar a torneira. A redução do consumo pode chegar a 30 litros por cada vez.